Doenças relacionadas com a àgua e o solo

As doenças relacionadas com a água e o solo são geralmente evitadas a partir do saneamento básico, ou seja, a partir do tratamento da água e esgoto. Além disso, a higiene pessoal, como lavar as mãos e os alimentos antes das refeições, ajuda a prevenir algumas doenças. Outras maneiras são evitar andar descalço em solos úmidos, evitar entrar em contato com a água de rios, lagos e outras fontes de água que tenham o caramujo infectado. Finalmente, evitar entrar em enxurradas e também evitar água parada, ajuda a reduzir as possibilidades de contração de doenças e diminuir os vetores (mosquitos, por exemplo). 
A dengue é uma doença causada por um vírus que é carregado por um vetor, mosquitos do gênero Aedes. Ao picar uma pessoa contaminada, esses mosquitos pegam o vírus e o levam para outras pessoas sadias, a partir da picada. Mas, para que o mosquito se desenvolva é necessário que tenha água parada. Assim, evitar água parada evita a proliferação do mosquito que causa a doença. 




A cólera é uma doença causada por uma bactéria que, a partir da água contaminada, entra em nosso organismo e causa a doença. Assim, beber água potável e evitar descartar rejeitos como as fezes em rios, pode ajudar a prevenir a doença. 



A esquistossomose ou barriga d’água é uma doença causada por um parasita que usa o caramujo como vetor e hospedeiro intermediário, ou seja, sua “casa temporária”. Quando o parasita se desenvolve, ele vai para a água onde espera um humano para penetrar em sua pele. Dizemos que o humano é o hospedeiro definitivo. Se o governo investir em mais saneamento básico em todas as regiões do país, as pessoas tiverem mais higiene, evitar entrar em fontes de água onde tenham os caramujos e controlar esses animais, o número de casos da doença diminuirá. 




A ancilostomose ou amarelão é uma doença causada pelo parasita chamado ancilóstomo. Uma pessoa contaminada defeca no solo, os ovos se rompem e as larvas penetram na pele de outras pessoas que pisarem naquele local, geralmente úmido. Para prevenir é necessário que não se ande descalço nesses lugares, tenha higiene pessoal e descarte correto das fezes em redes de esgoto tratado. 





A ascaridíase é uma doença causada por um parasita, a lombriga. Pessoas contaminadas possuem ovos do parasita em suas fezes, as quais se eliminadas em locais inadequados podem contaminar a água, os alimentos e o solo. Assim, outras pessoas ingerem os ovos do parasita e se contaminam, começando o ciclo de onde o parasita se aloja no intestino, se reproduz, os ovos saem nas fezes e, depois, começa tudo outra vez.




A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria, que tem o rato como principal vetor. A partir da urina deste animal, se contamina a água, alimentos e nossos animais domésticos. Uma atenção especial deve ser dada à água das enxurradas, pois muitas vezes elas entram em contato com o esgoto e, consequentemente, urina dos ratos. Assim, deve-se evitar andar em enxurradas, especialmente se houver feridas expostas no corpo, as quais podem ser a porta de entrada das bactérias no organismo da pessoa. 




Existem várias outras doenças relacionadas com a água e o solo. Mas, de maneira geral, elas podem ser evitadas com as mesmas medidas acima citadas. Não se esqueça de se proteger, pois vale mais a saúde. Lembre-se da estória do Jeca Tatu de Monteiro Lobato e reflita o quanto a doença pode atrapalhar a sua vida. 



Pesquisa complementar:
Escolha uma das doenças a seguir e faça uma pesquisa sobre ela: teníase (doença da carne crua), leishmaniose, filariose (elefantíase), malária, amebíase e giardíase. 


Exercícios complementares às aulas:
(1) No livro, página 90, copiar e responder as perguntas 14, 15, 16, 17 e 18. Ler as páginas 87 e 88 para ajudar a responder. (2) Na página 151, copiar e responder as perguntas de 1 a 5, do Pense um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário