Blog destinado a estudantes e cultivadores do saber de Ciências e Biologia, especialmente estudantes da educação básica.
- Inicio
- A água
- As plantas
- Atmosfera Terrestre
- Ciências com Arte
- Curiosidades
- Doenças relacionadas com a àgua e o solo
- Ecologia
- Ensaios em Educação
- Jogos didáticos
- O ar
- Vídeos
- As turmas e as experiências/vivências
- Projeto LER e ESCREVER em Ciências
- Redações dos estudantes de Ciências
- Riqueza do Cerrado
- Zoologia Geral
- Artigos, livros e sites indicados
- Referências
- Zoologia e Imagem
- Biografia dos criadores do BLOG
Biografia dos criadores do BLOG
Nascido no mês de agosto de 1989, filho de Heli e Silvana e natural da cidade de Prata - MG, Bruno Lopes viveu na pequena cidade do interior do Triângulo Mineiro até os 17 anos, quando com sua vontade de prosseguir os estudos (após término do ensino médio) mudou-se para a cidade de Uberlândia e começou a estudar Biomedicina.
Nesta época, Bruno conheceu Nayane Alves, hoje sua esposa e uma das autoras deste blog, quem lhe deu apoio em seus sonhos, ajudou a dar passos
firmes na jornada do saber e concebeu uma linda filha chamada Melissa (uma bióloga-mirim nata!) e um lindo filho chamado Benjamim (um "leitor" mirim nato!). Nayane nasceu no mês de novembro de 1991 em Uberlândia, filha de José Lazaro e Marta Helena. Durante o período da primeira graduação e posteriormente, por cerca de dois anos e meio, Bruno trabalhou em duas das maiores empresas brasileiras e da América Latina no segmento de atacado e distribuição de mercadorias, no setor de vendas. Nayane, neste período, fez o curso técnico em enfermagem e deu aulas na educação infantil, foi consultora de vendas em uma loja de bijuterias e, depois disso, foi trabalhar com saúde bucal. Bruno concluiu sua primeira graduação (Biomedicina) em 2010. Trabalhou um ano em uma empresa que presta assessoria ambiental a postos de combustíveis, mas sentia mesmo vontade de trabalhar no ramo da docência e pesquisa.
A partir de 2012 resolveu ir trabalhar com o que "sentia prazer" e, então, iniciou sua carreira docente em fevereiro de 2012 ministrando aulas de Física (a título precário) na instituição E.E. Bueno Brandão e, posteriormente: Ciências Biológicas na E.E. Amador Naves e E.E. Dr. Duarte P. de Ulhôa, e Química na E.E. Prof. José Ignácio de Sousa. A professora Maria Luiza Inácio Rosa foi sua mentora inicial, mostrando métodos e oportunidades de ensino (obrigado, grande mestre Maria Luiza!). Foi aprovado no concurso da Secretaria de Educação para o cargo de PEB - Professor de Educação Básica de Biologia em 2012. Nessa época Nayane atuou em saúde bucal, em duas clínicas de Uberlândia.
Nos anos de 2013, 2014 e 2015, Bruno esteve mais ausente da educação básica, se qualificando profissionalmente (cursando a licenciatura em Ciências Biológicas na UFU e Mestrado em Entomologia na USP). Nayane, durante o mesmo período, concluiu o curso técnico em Saúde Bucal pela
UFU e ingressou no curso de Ciências Biológicas na mesma instituição, onde fez estágios no Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) e Laboratório de Ecologia Comportamental e de Interações. Nayane sempre gostou da educação e resolveu que poderia fazer a diferença em espaços formais e não formais de educação, além de contribuir na produção de pesquisas. Com isso, Nayane reorganizou a coleção entomológica do MBC, confeccionou modelos de animais do cerrado em feltro para o espaço teatral do MBC, confeccionou o mural de recados do MBC, preparou jogos de tabuleiro, entre ourtros. Na pesquisa, em 2018, Nayane recebeu uma menção honrosa pela melhor pesquisa de Iniciação Científica da UFU desenvolvida na área Ciências da Vida. Ela e Bruno trabalharam juntos para descobrir como uma aranha selecionava sua planta hospedeira e como a planta ajudava a aranha a obter alimento (veja o vídeo da aranha e sua relação com a planta em nossa página "VÍDEOS").
Nos últimos anos, Bruno concluiu seu doutorado e juntamente com Nayane tem se dedicado a divulgar a ciência em escolas da educação básica, mesclando conteúdos conceituais sobre biologia, em especial entomologia, a conteúdos procedimentais e atitudinais. Tudo isso para tentar tornar os futuros cidadãos de nossa sociedade mais críticos, reflexivos e protagonistas de suas vidas e das mudanças que o nosso meio necessita. Bruno se tornou Diretor Escolar da E.E. Maria da Conceição Barbosa de Souza em 2020 e permanece até os dias atuais. Na direção, fez o curso de especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar no IFTM, a fim de aprimorar sua prática docente. Em três anos de direção (2020 a 2023) promoveu marcantes progressos na infraestrutura e no pedagógico da escola, como por exemplo a instalação de projetores multimídia em todas as salas de aula, disponibilização de internet wifi e cabeada em todas as salas de aula, implementação de jardins verticais e um pergolado com mesas para jogos de tabuleiro, a criação da feira do conhecimento e empreendedorismo e de uma página no Instagram para valorização dos professores e as práticas por eles desenvolvidas no espaço escolar, que podem ser vistas em: https://www.instagram.com/eemariadaconceicao/.
Atualmente ambos desenvolvem pesquisas envolvendo aa áreas de Botânica, Zoologia (Entomologia) e Ecologia, com foco em interação entre Insetos e plantas. Eles têm publicado trabalhos nessas áreas e também sobre metodologias de ensino, algumas vezes sozinhos e outras com estudantes da educação básica (ver algumas publicações na página "ARTIGOS, LIVROS E SITES INDICADOS"). Acreditam que é na base que se formam cidadãos que transformarão o mundo caótico de hoje em um lugar melhor para viver no futuro!
Seus currículos podem ser vistos em: http://lattes.cnpq.br/4003306183526463 e http://lattes.cnpq.br/6059013978575010
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário