Redações dos estudantes de Ciências

Esta página é fruto do trabalho desenvolvido no projeto Ler e Escrever em Ciências, na E.E. Maria Conceição Barbosa de Souza. A proposta é estimular estudantes da educação básica a ler e escrever, e também o espírito científico. Abaixo, as redações feitas pelos estudantes dos 6ºs e 7ºs anos, sobre os mais variados temas. 


O AR
Guilherme e Gustavo (6º1)
 O ar é muito importante para os seres humanos e para todos os outros animais e plantas. O ar está em todo lugar e tem várias formas. Ele ocupa espaço, por exemplo: você já encheu um balão de festa? Se sim, você já percebeu que, pelo ar te massa, o balão enche e fica maior. O ar também exerce pressão, veja. Quando você coloca um copo de vidro com água e depois cobre com um pedaço de papelão e pressiona você cria pressão dentro do copo. Ao virá-lo de cabeça para baixo a água de dentro do copo não cai.
A pressão atmosférica atua também quando alguém toma o suco de canudinho. Quando a pessoa suga pelo canudo, parte do ar é retirada de dentro dele. Com isso, a pressão do ar no interior do canudo fica menor do que a pressão atmosférica sobre o suco. Assim, o suco é empurrado pela pressão atmosférica dentro do canudo.
A pressão atmosférica também e responsável pela entrada de ar em nossos pulmões. Coloque as mãos na altura das últimas costelas e inspire profundamente, procurando sentir o tórax se expandir.
Enfim, o ar é muito importante para nós!


O ar
Nicolau, Diego e Ítalo (6º1)
 O ar está presente em todos os lugares sobre a superfície da Terra. Ele ocupa o espaço que não está preenchido por liquido, sólidos e outros gases que não sejam aqueles estudados (oxigênio carbônico, nitrogênio, argônio). Podemos facilmente demostrar que o ar ocupa o espaço, tem peso e pressão. Entender isso torna mais fácil estudar o clima e o crescimento da plantas. A nossa respiração, a fotossíntese das plantas, o movimento de um carro e uma vela acessa: aparentemente são processos bem diferente, não? Em todos esses processos, no entanto, está presente o ar, o qual sem ele não poderiam ocorrer.


O AR
Gabriel, Felipe, Fellipe e Sandro (6º1)
O ar é invisível, não tem cheiro, sabor e cor. O ar também faz parte da atmosfera, inclusive em uma de suas camadas, a estratosfera, há a camada de ozônio, que nos protege dos raios solares. O ar ocupa o espaço que não está preenchido por líquidos, sólidos e outros gases, que não sejam aqueles estudados (oxigênio, gás carbônico, nitrogênio, argônio), o ar está em todos os lugares sobre a superfície da Terra. Podemos facilmente demonstrar que o ar ocupa espaço, têm peso exerce pressão e pode ser expandido. Entender isso tornará mais fácil estudar o clima, o crescimento das plantas e aerodinâmica. O ar tem sucção, ele também está em todos os lugares, está em total movimento, nós precisamos do ar para a nossa sobrevivência. Para nossa respiração!

A água
Dayse, Maria Eduarda Silva e Kaylla (6º2)
 A água cobre cerca de 71% da superfície da Terra. No total, o volume é de aproximadamente 97% de água salgada. Ela está nos oceanos e mares. Já nos rios, lagos e até no corpo dos seres vivos há água doce. O gráfico informa que, para cada 100 litros de água no planeta, 97 é de água salgada.
Talvez você já tenha se perguntado por que a água do mar é salgada? A medida que os rios percorrem os continentes, eles carregam sais que se soltam nas rochas e se dissolvem   na água.

A água
Ana Karollyna, Ingrid e Josielly Vittorya (6º2)
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Do total desse volume, 97%, aproximadamente, está nos mares e oceanos em estado líquido. A água dos mares e oceanos é salgada: contém muitos sais minerais, entre os quais o mais comum é o cloreto de sódio, o conhecido sal de cozinha. Pouco mais de 2% da água do planeta encontra-se no estado sólido em forma de grandes massas de gelo.
A água passa por grandes mudanças de estados, sendo: liquido, gasoso e sólido. A atmosfera é a parte da Terra em que vivemos e onde as plantas fazem fotossíntese. Parte da nossa atmosfera tem uma grande quantidade de água.
A agua é muito importante para os seres vivos, sabemos que sem a água nosso corpo não sobrevive, pois a água tem função de hidratar nosso organismo.
Parte do nosso planeta tem água, mas é água salgada, mas tem também partes da nossa água que é doce. Talvez você já tenha se perguntado porque a água do mar é salgada?
A medida que os rios percorrem nos continentes, eles carregam os sais que se soltam das rochas e se desenvolvem na agua dos rios e acabam lançados no mar. Ao longo de milhões de anos, esse processo tornou os mares cada vez mais salgados.

A água
Bianca e Jhenifer (6º2)
 Podemos ficar algumas semanas comida, mas sem a água resistimos poucos dias. Nós, assim como todos os seres vivos, dependemos da água para sobreviver. Estudando a água e suas propriedades, você vai compreender melhor o planeta Terra e os seres vivos. E vai perceber ainda quanto ela é preciosa e por que sua preservação é tão importante.
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Do total desse volume, 97%, aproximadamente, está nos mares e oceanos, em estado líquido. A água dos mares e oceanos é salgada; contém multos sais minerais, entretanto, não serve para beber, cozinhar e nem para ser usada na indústria ou na irrigação. A água no estado liquido também é encontrada nos rios, nos lagos ou infiltrada nos espaços entre as partículas do solo e entre as rochas do subsolo formando reservatórios.
Talvez você já tenha se perguntado por que a água do mar é salgada? A resposta é a seguinte: a medida que os rios percorrem os continentes, eles carregam sais que se soltaram das rochas e se dissolveram na água dos rios e acabam lançados no mar. Isso acontece ao longo de milhões de anos. Pouco mais de 2% agua do planeta encontra-se no estado sólido.



VÍRUS, FUNGOS E BACTÉRIAS
Emily Camily (7º2)
 VÍRUS: muitas doenças infecciosas são causadas pelos vírus, que atingem a espécie humana. O vírus não é formados por células, não respiram nem se alimentam como os outros seres mas, quando estão no interior de uma célula eles conseguem se reproduzir. Os vírus são muito menores que as bactérias, que por sua vez, são quase todas muito menores que as células do corpo humano. Por isso os vírus não podem ser vistos nem mesmo com o auxílio do mais potente microscópio óptico.
 BACTÉRIAS: são organismos unicelulares e seu material genético (DNA) não está separado do citoplasma por uma membrana, como nas células de animais e plantas. Portanto, ao contrário dessas células, as bactérias não possuem núcleo. Algumas bactérias usam o oxigênio do ar na respiração, são as chamadas aeróbias. Muitas bactérias se nutrem das substâncias que se encontram em organismos mortos ou em seus detritos, fezes e urina. Esse processo é chamado de decomposição. Alguns fungos também participam delas.
FUNGOS: são organismos unicelulares assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores. Eles se alimentam de substâncias orgânicas de folhas mortas, de cadáveres e de outros resíduos orgânicos que se encontram no solo e na água. O corpo dos fungos não é constituído apenas pela parte visível dos cogumelos (chamado de corpo de frutificação). Algumas pessoas podem achar os fungos parecidos com as plantas, porém eles não possuem clorofila nem fazem fotossíntese, como as plantas. Apesar de serem heterotróficos como os animais, os fungos também não se parecem com eles, os fungos pertence ao reino Fungi.  Cogumelos e orelhas de pau são fungos bastante comuns.

                                
Vírus, Bactérias e Fungos
Giovanna Andrade Fernandes e Lucas Goulart Costa (7º2)
 Os vírus são organismos que não são Uni e nem pluricelulares. Eles são chamados de parasitas obrigatórios por que eles precisam de outro ser vivo para sobreviver, e não estão em nenhum dos cincos reinos (Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae). Os vírus causam doenças nos seres humanos que, na maioria das vezes, são transmitidas por vetores (mosquitos), tais como: resfriado, AIDS, sarampo, febre amarela, etc.
Os cientistas ainda não sabem se os vírus são ou não seres vivos, alguns acreditam que sim e outros que não, porém na nossa opinião é um meio termo, pois o vírus fora da célula não tem nenhuma utilidade, ele apenas está no ar, mas dentro da célula o vírus se reproduz e aproveita da energia dela.
            As bactérias se encontram no reino Monera, e existem cerca de 10 mil espécies. Possuem formatos variados como: cocos, bacilos, espirais e espiroquetas. Apenas 10% causam doenças enquanto o resto traz benefícios, como no processo da digestão e outras na produção de alimento. As Moneras são unicelulares e procariontes, algumas apresentam filamentos, os flagelos, que permitem o deslocamento da célula, e também são aeróbicas, ou seja, precisam de oxigênio para sobreviver. Os vírus são inimigos naturais das bactérias. As bactérias podem ser usadas para diminuir o acúmulo de lixo, e algumas vivem isoladas e outras formam grupos entre si, as colônias. A maioria das bactérias se alimentam de substâncias orgânicas do ambiente, ou seja, elas são heterotróficas.
Os fungos pertencem ao reino Fungi e são organismos pluricelulares e eucariontes. Os fungos já foram considerados plantas, mas hoje descobriram que não são, pois eles possuem o corpo com quitina, camada espessa e dura da célula. Eles se alimentam de matéria morta. Para se alimentar eles soltam uma enzima que vai corroer o animal ou vegetal em decomposição, após isso eles sugam o líquido. Existem vários tipos de fungos, como os bolores que são os mofos, os líquens, orelhas de pau, leveduras e os cogumelos, com variados formatos. Os fungos podem ser utilizados para o benefício humano, na produção de bebidas, pães e antibióticos, e outros causam doenças. Os líquens não são plantas, são associações entre fungos e algas.


Fungos, Vírus e bactérias
Isabella dos Santos Fraga (7º2)       
Fungos: São organismos pluricelulares e pertencem ao Reino Fungi. Alguns fungos são unicelulares, mas a maioria é pluricelular.
Para se alimentar os fungos liberam algumas enzinas no ambiente e digerem a matéria orgânica morta, como cadáveres e folhas mortas.
Alguns fungos podem causar doenças (Frieira, micose, candidíase oral, entre outros)
Vírus: Os vírus não são formados por células, não respiram nem se alimentam como os outros seres, mas quando estão no interior de uma célula, eles conseguem se reproduzir.
Os tipos de fungos são: Leveduras, orelhas de pau, bolores, cogumelos e líquens. Eles podem causar doenças (A gripe, a febre amarela, a dengue e a AIDS).
Bactérias: As bactérias são organismos unicelulares e seu material genético (DNA) não está separada do citoplasma por uma membrana, como nas células de animais e plantas. As bactérias tem formatos variados, tais como: espiroquetas, cocos, bacilos, etc. Algumas são anaeróbicas, que não precisam de oxigênio para sobreviver. Elas se alimentam de substâncias orgânicas, ou seja, elas são heterotróficas.

Vírus, bactérias e fungos
Julyana e Ana Vitória (7º2)
 Vírus: Muitas doenças infecciosas que atingem a espécie humana, como a gripe, são causadas por vírus. Para combater essas doenças tomamos vacinas produzidas por vírus enfraquecidos.
Bactérias: Monera é o nome dado ao reino das bactérias. Elas são seres unicelulares e seu material genético é o DNA. Existem cerca de 10mil espécies, mas apenas 10% delas são malignas. Elas tem formatos diferentes, pois cada uma delas tem uma função. Algumas são de nossa flora normal, nos ajudam no nosso processo de digestão. Algumas são anaeróbicas, ou seja, não precisam de oxigênio, e outras são aeróbicas, precisam de oxigênio.
Fungos: Os fungos são organismos pluricelulares e pertencem ao reino dos Fungi. Há muito tempo os fungos eram considerados plantas, pois ficam fixos na terra. Mas, por pesquisas sabemos que não são plantas. Eles liberam um tipo de pó, seus esporos, e esse pó circulando pelo ar eles procuram onde possua comida para sobreviver. Existem várias espécies de fungos como: as orelhas-de-pau, bolor, cogumelo e líquens. Eles precisam de ar e de um lugar úmido para sobreviver.

Vírus, bactérias e fungos
Luan Lincon Lima Simão (7º2)
   Você sabia que os vírus não são formados por células, não respiram e nem se alimentam como os outros seres? Mas, eles se reproduzem e os vírus não podem ser vistos nem com a ajuda do mais sofisticado dos microscópios ópticos. Eles são formados de material genético envolto por cápsulas de proteína.
As bactérias são organismos unicelulares, seu material genético é o DNA. E seu  DNA não está separado do citoplasma por uma membrana, o núcleo, como nas células de animais e plantas. Algumas bactérias usam oxigênio do ar na respiração. Portanto, as bactérias são procariontes ou procariotos. Algumas são esféricas e recebem o nome de cocos.
Assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores.
Eles se alimentam de substâncias orgânicas de folhas mortas, de cadáveres e de outros resíduos orgânicos que se encontram no solo e na água. Os fungos mais comuns são cogumelos e orelhas-de-pau. Muitos fungos vivem na pele e nas mucosas, causando as micoses e a candidíase.

Fungos, Bactérias e Vírus
Josué Silva e Tainah G (7º2)
 Os fungos são decompositores. Eles são utilizados pelo homem em forma de alimento (cogumelo e champignon). São organismos pluricelulares e existe vários tipos de fungos, entre eles, orelhas-de-pau, cogumelos, bolores (mofos), levadura e líquens. Os fungos se alimentam de substâncias orgânicas, por exemplo, folhas mortas, cadáveres e organismos no solo. Como não possuem sistema digestório, liberam enzimas que corroem o alimento e os transformam em um liquido. Após isso, eles sugam o líquido. Podem causar doenças como frieira, micose e candidíase oral (sapinhos)
As Bactérias são organismos unicelulares, não possuem núcleo, portanto, são procariontes. Pertencem ao Reino Monera, são classificados de acordo com sua forma. Algumas são esféricas e recebem o nome Coco e as que parecem um bastão são chamados de Bacilos. Outras formam grupos com várias bactérias unidas e formam as Colônias. As colônias também recebem nomes de acordo com sua forma, por exemplo, estreptococos, que são cadeias de cocos, e o estafilococos, que são cachos de cocos. Algumas bactérias se alimentam de substâncias orgânicas, elas são heterotróficas. Algumas bactérias usam oxigênio do ar na respiração, elas recebem o nome de aeróbias. Outras conseguem viver sem utilizar o oxigênio do ar para conseguirem energia, são chamadas de anaeróbicas, essas bactérias utilizam o processo de fermentação para obter energia. As bactérias se multiplicam através da reprodução assexuada. Muitas bactérias se nutrem de substância que encontram em organismos mortos ou em seus detritos (fezes e urina). Esse processo é chamado de decomposição, nela as substâncias orgânicas que são encontradas no corpo dos seres vivos são transformada em substâncias minerais. Sem elas não haveria decomposição e reciclagem. Folhas, troncos e fezes acumulariam no solo ou na água. Algumas podem causar doenças como Lepra, Tuberculose, Pneumonia, Meningite, etc.
Os vírus não são nem unicelulares nem pluricelulares, eles não são encontradas em nenhum reino. Eles se reproduzem por replicação, elas entram dentro da célula hospedeira e depositam seu material genético dentro da célula e usam as substâncias da célula para reproduzir outros vírus. Os vírus são chamadas de parasitas obrigatórios, pois se reproduzem apenas quando dominam as células e as utilizam em benefício próprio. Causam doenças, como: Gripe, Febre amarela, Dengue e a AIDS. Algumas são transmitidas por mosquitos, gotas de saliva no ar, espirros e tosse, sangue ou relações sexuais sem proteção (sem camisinha).

VÍRUS, FUNGOS E BACTÉRIA
Vinícius Queiroz e Gabriel Henrique (7º2)
 VÍRUS: Ao observarmos um vírus em microscópio podemos perceber que ele não tem célula, apenas um envoltório e material genético. Eles não se alimentam igual aos humanos e outros animais. Então o que é um vírus? Vírus é um ser vivo e também não. Por que? Quando ele está fora do ser vivo ele não se desenvolve e nem reproduz. Observação, o vírus quando fora de uma célula ele fica esperando para encontrar uma célula hospedeira. As principais doenças que o vírus causam são: a dengue, a aids, a raiva, a gripe, etc.
BACTÉRIAS: o seu material genético, o DNA, não possui núcleo como as células dos animais e plantas. A bactéria é uma célula procarionte. Há algumas bactérias que apresentam os flagelos. Há algumas bactérias que tem formas esféricas, essas bactérias recebem o nome de cocos. Há também os bacilos, os vibriões e as espiroquetas. Principais doenças causadas pelas bactérias são cólera, leptospirose e tuberculose.
FUNGOS:  Assim como as bactérias os fungos são decompositores. Eles se alimentam de animais e plantas mortas. Dessa forma, os fungos devolvem os sais minerais e a água ao ambiente. Existem muitos fungos que são parasitas das plantas. Apesar de tudo isso os fungos são muito importantes para ser humano, por exemplo os cogumelos em nossa alimentação. Algumas pessoas pedem achar parecido com as plantas, porém eles não têm a clorofila e também não fazem a fotossíntese.
Alguns fungos são unicelulares, ou seja, que só tem uma célula. Você sabia que os fungos estão no reino Fungi? Sim, os fungos estão no reino Fungi porque ele tem características próprias, que não encontradas nos demais seres vivos.

Os organismos muito pequenos
Matheus, Victor e Alisson (7º3)
            Os vírus não são considerados seres vivos, pois não têm célula, mas entre os cientistas há uma grande discussão pois alguns cientistas falam que os vírus são seres vivos, pois se reproduzem, e outros acham que não, pois o vírus não tem célula. Os vírus para se reproduzir precisam de uma célula hospedeira, onde se reproduzem e se espalham pelo organismo.
  As bactérias são classificadas no reino Monera. As bactérias são seres unicelulares com célula procarionte. Usadas na fabricação de alimentos como cerveja, álcool etc. As bactérias também causam doenças como a gripe e entre outros. Para combater essas doenças tomamos antibióticos.
   Os fungos são organismos pluricelulares (organismos formado por uma única célula) que compõe o reino Fungi. Tempos atrás os fungo eram considerados plantas, ou seja, Reino Plantae. Entretanto, os fungos possuem quitina e as plantas não possuem essa substância. A reprodução do fungos se reproduzem de forma assexuada, com esporos para dispersão. O corpo é dividido em partes chamadas hifas e corpo de frutificação.                                                                                                                                       

Os organismos muito pequenos
Milena, Rafaella e Yuri (7º3)
     Alguns exemplos de organismos muitíssimos pequenos são: bactérias, fungos e vírus.
    As bactérias estão classificadas em um reino chamado Monera, são seres muito simples, unicelulares e com células procariontes. Elas têm papeis importantes na decomposição de matéria morta, algumas causam doenças nos humanos, outras são utilizadas na produção de alimentos, entre mais diversas funções.
     Já os fungos são organismos pluricelulares, que compõe o reino Fungi. Os fungos já foram considerados plantas, mas logo souberam que possuem quitina, camada dura que as plantas não possuem. Os fungos consistem em: partes chamadas hifas, que em conjunto formam o micélio; o corpo de frutificação, que contém esporos, que quando os libera, se reproduzem assexuadamente. Os fungos são divididos em: leveduras, bolores, cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e líquens.
      Há quem diz que os vírus tem vida, outros acham que não. Eles não estão classificados em nenhum dos cinco reinos dos seres vivos. Apenas possuem material genético que precisa de uma célula de outro ser vivo para sobreviver e se reproduzir. Por isso, são chamados de parasitas obrigatórios.


Os organismos muito pequenos
Ana Júlia, Fatimah e Maria Eduarda (7º3)
Os organismos muito pequenos são divididos em dois reinos. A maior parte deles é microscópico, mas há também aqueles macroscópicos.
Reino Monera: é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. São seres unicelulares e com uma célula procarionte.  As bactérias são importantes para a decomposição de matéria orgânica morta, em processos industriais, no ciclo do nitrogênio, etc.
Reino dos Fungos:  são organismos eucariontes, que inclui leveduras, bolores, liquens, orelhas de pau e cogumelos. Os fungos estão em um reino diferente dos conhecidos, antigamente os fungos eram considerados do reino das plantas por serem parecidos com as plantas.
O QUE SÃO LEVEDURAS, BOLORES, LIQUENS, ORELHAS DE PAU E COGUMELOS?
LEVEDURAS: são microscópicas e são utilizadas por nós na produção de alimento.
 BOLORES: são fungos que ocorrem em matéria orgânica morta em decomposição.
LIQUENS: são associação simbiótica entre fungos e algas.
ORELHAS DE PAU: são encontradas próximas de árvores.
COGUMELOS: em alguns casos, são fungos comestíveis.
Vírus: são organismos muito pequenos, até menores que as bactérias, não existe classificação em nenhum reino dos seres vivos. São chamados de parasitas, pois precisam de uma célula hospedeira, ou seja, célula de outro ser vivo. Alguns transmitem doenças como: AIDS, gripe, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário